Intolerância a glúten

Intolerância a glúten

Formas simples de tratá-lo

Existem rações específicas para os cães celíacos e formas simples de tratá-lo

Muitas vezes os cães ficam resistentes à própria ração e recusam-se a comer. É comum nessas horas o tutor achar que é “frescura” ou que o animal só quer ganhar biscoitinhos. Mas na verdade pode ser algum tipo de alergia ou deficiência do corpo, como a intolerância a glúten.

Sim, os cães também podem ser celíacos e desenvolver um tipo de resistência a essa substância, bem como os humanos. Mas afinal o que é a intolerância a glúten ? É a alergia a esse tipo de proteína, presente em inúmeros alimentos, como cevada, trigo e aveia. O corpo do cachorro apresenta uma dificuldade na hora de digerir esse tipo de substância e apresenta reações.

Alguns sintomas clássicos indicam problemas intestinais , que são mais do que uma simples dor de barriga:

  • Diarreia ou prisão de ventre

  • Vômito
  • Falta de ar

  • Convulsões

  • Problemas de pele

A pior consequência da resistência ao glúten é o fato de afetar as vilosidades do intestino delgado, partes responsáveis por absorver essa proteína e levá-la à corrente sanguínea. Isso pode deixar o cão desnutrido, já que não tem como processar o alimento ingerido.

Para saber se o cachorro é celíaco, basta fazer um exame de sangue, de urina e de fezes e uma biópsia do intestino delgado. A insuficiência pancreática também deve ser avaliada.

Tratamento
É fácil resolver esse problema, basta trocar a alimentação do pet. Já existem comidas sem glúten para humanos, assim como há rações hipoalergênicas próprias para a resistência a certas proteínas.

Fonte: Canal do Pet – iG

Últimas notícias

2018-04-17T12:50:22+00:00

Siga a VitaPrime nas redes sociais!